08/05

  1. Relevância do tema: qual 'lacuna' de conhecimento que o artigo pretende explorar? o embasamento biológico é sólido?; qual a importância sócio-econômica do tema para a área específica

Melhorar as propriedades dos implantes, mecânicas e biológicas, com diferentes ligas ou tratamentos de superfície.

  1. Hipótese / objetivo: estudo observacional (por ex., associação) ou de intervenção (por ex., definição de mecanismo biológico)? o objetivo e/ou hipótese estão claramente definidos?

O tratamento de superfície com H2O2 em DPBS (sem ácido sulfúrico ) melhora as propriedades mecânicas da liga Ti45Nb, melhora a resposta dos osteoblastos, assim como em células primarias mesenquimais indicando melhor oseointregacao.

  1. Adequação do desenho experimental: abordagem experimental é adequada para os objetivos/hipótese do trabalho?; existem falhas metodológicas?; os possíveis viéses são considerados/controlados?

Poderia incluir outras ligas já usadas ou com efeitos mecânicos e biológicos já comprovados. Falta um controle do material.

  1. Conclusão: justificada/embasada nos resultados?; responde ao objetivo/hipótese proposta de forma clara e direta?

Para concluir o efeito biológico obtido, deveria ter um control com o material ´´gold standard´´ ou a liga que está sendo usada comercialmente em implantes. Por exemplo, o teste de Vermelho de alizarina só compara a mineralização dos osteoblastos no material testado com e sem tratamento e adesão em placa de cultura. No da para concluir um melhor o pior efeito em comparação a outros materiais.  



Join linkr for free today!

linkr is easy to use and will make your teaching more interactive